Video-games já são bem mais antigos do que muita gente imagina. A gente tá acostumado hoje com computadores absurdos, consoles que reproduzem gráficos insanos, jogos complexos e uma indústria que movimenta muito dinheiro. Mas tudo começou com alguns experimentos e sucessos comerciais mais de meio século atrás. E você sabe qual foi o primeiro console do mundo? O que ele tinha de tão revolucionário?
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CRÉDITOS
Roteiro: Nilton Kleina
Apresentação: Nilton Kleina
Imagens e áudio: Felipe Pedro (Felps)
Produção: Diana Pordeus
Edição de vídeo: Fernanda Breda
Motion Graphics: Gustavo Silva e Fernanda Breda
Arte da thumb: Fernando Perazzoli
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Video-games já são bem mais antigos do que muita
gente imagina. A gente tá acostumado hoje com Computadores absurdos, consoles que reproduzem
gráficos insanos, jogos complexos e uma indústria Que movimenta muito dinheiro. Mas tudo começou
com alguns experimentos e sucessos comerciais Mais de meio século atrás. E você sabe qual foi o
primeiro console do mundo? O que ele tinha de tão Revolucionário? Quais eram os seus concorrentes?
Esse é o Entenda, o quadro do TecMundo que Explica o que está por trás das notícias
que você lê todos os dias lá no nosso site. Antes de começar, vale lembrar que a gente já
tem um capítulo anterior aqui mesmo no Entenda, Em um vídeo sobre os primeiros games do mundo,
começando lá por alguns experimentos nos anos 40 e 50. Assiste ele depois se ainda
não vi, porque é um ótimo complemento. Agora, a gente avança uma década no tempo,
chegando no final da década de 1960. O mercado De fliperamas ainda não existia, com Pong saindo
só em 1972, mas máquinas operadas por moedas como Pinballs e brinquedos eletromecânicos já eram moda
em parques de diversão e casas especializadas. E outro acontecimento importante desse período era
a expansão dos televisores nas casas da população, Com modelos coloridos ou em preto e branco
chegando a cada vez mais lares. Muita gente Já passava horas de frente pra televisão, mas
tinha gente buscando outras oportunidades de usar Aquela caixa mágica que mostrava som e imagem.
E uma dessas pessoas era Ralph Baer, um engenheiro Nascido na Alemanha que fugiu do país por ser
de família judia. Naturalizado estadounidense, Ele passa a trabalhar para uma empresa de sistemas
militares de defesa chamada Sanders Associates. [ E lá começa a criar alguns protótipos de
eletrônicos que transformariam as TVs em Máquinas de entretenimento, exibindo
algumas linhas de imagem na tela e Permitindo o controle desses conteúdos.
Em janeiro de 1969, o sétimo protótipo da Equipe de Baer ficou pronto e parecia o melhor
modelo possível. Ele foi batizado de Brown Box, Ou “Caixa Marrom”, porque era exatamente isso que
o aparelho era. O dispositivo era bem rústico, Com uma cobertura de plástico que imitava madeira
e um tamanho parecido com uma caixa de sapatos. Por dentro era uma bagunça de fios e No começo,
ninguém tinha muita certeza do sucesso da ideia, Mas quando um jogo que simulava uma
partida de pingue pongue virou realidade, Ali a equipe sabia que tinha algo super divertido
em mãos. Outros esportes viraram games também, Muito parecidos entre si: um jogo de
damas, um de golfe e quatro de tiro, Que também já experimentavam com um periférico
extra, que era uma réplica de espingarda. Para trocar de jogo, você tinha que pressionar
botões numerados que ficavam na frente da caixa. E a Brown Box tinha dois controles, o que
já indicava que multiplayer local era uma Tendência desde o começo dessa indústria. Os
joysticks, aliás, também eram super rústicos em Visual e tinham dials para fazer o movimento,
meio parecido com o esquema de controles lá Do Tennis for Two, que a gente considera
um dos primeiros vídeo-games da história.
Mas a Sanders não era uma empresa com planos
de comercializar algo assim. Por isso, a equipe Do Baer tratou de bater na porta de toda
empresa de eletrônicos dos Estados Unidos Oferecendo o protótipo para que alguma marca
fabricasse em massa e vendesse o console por Aí. A tarefa não foi fácil e a equipe colecionou
negativas, já que essa ideia de ter um negócio Interativo no televisor de casa simplesmente não
passava pela cabeça de nenhum executivo da época. Até que eles chegaram na Magnavox, uma companhia
que fazia rádios, TVs e aparelhos de som em geral. Depois de muita negociação, a Magnavox topou
licenciar a Brown Box. E em setembro de 1972 Lançou nos Estados Unidos o Odyssey, considerado
o primeiro console doméstico comercial do mundo. O design do Odyssey era mais moderno que o
protótipo, mais fino e na cor branca. Ele Acompanhava uma série de papéis transparentes
que davam o cenário e o contexto de cada jogo, Que na verdade era composto só de alguns quadrados
na tela. Ah, e esses plásticos também davam a cor, Já que os elementos digitais eram em preto e
branco. E, como o Odyssey ainda não sabia o Que queria ser, ele até acompanhava acessórios
físicos de jogos de tabuleiro tradicionais, Como fichas, cartas e dados, para que
os jogadores adaptassem algumas regras. No começo, as vendas foram muito baixas pelo preço
alto e vendas limitadas a parceiros comerciais da Empresa; só no ano seguinte ele realmente começou
a vender bem e chegou ao total de 350 mil unidades Comercializadas, o que é um feito e tanto
para um pioneiro. Mas os seus concorrentes, Em especial da Atari, venderam muito mais.
O console original não foi lançado no Brasil. Mas o Odyssey 2 foi em 1983, porém com
a numeração zerada, já que o primeiro não chegou Aqui. Ou seja, ele foi chamado só de Odyssey ou
"Odissêi", na pronúncia que muita gente adotou. Em seguida, veio a concorrência: o Pong para
fliperama em 72 e depois em versão doméstica, Três anos depois, foram um fenômeno comercial. No
Japão, o destaque pioneiro foi o Color TV Game, Feito em 74 por uma até então desconhecida
Nintendo em parceria com a Mitsubishi e a Sharp. Já em 1976 tivemos o revolucionário Channel
F, da Fairchild, que foi o primeiro console Doméstico com cartuchos intercambiáveis
e revestidos por uma proteção plástica, O que virou um padrão na indústria.A Magnavox
lançou uma série de ações judiciais contra Empresas como a Atari e a Midway a partir
da metade dos anos 70, acusando as rivais De violação de patentes. E a empresa ganhou
o processo, com a patente do Baer reconhecida Como a pioneira em video-games. Como resultado, a
marca recebeu uma enorme quantia em indenizações E royalties ao longo dos 20 anos seguintes.
[Estima-se que a Magnavox tenha recebido Mais de US$ 100 milhões na soma de todos os
processos e acordos das patentes do Odyssey.] O Odyssey teve sete versões ao todo,
com pequenas modificações entre elas, Mas nenhuma conseguiu atingir a popularidade
do original. E a linha acabou mesmo depois da Segunda geração, quando a empresa largou o mercado
de consoles. A marca ainda é da Philips hoje em
Dia, mas quase não é usada e só em algumas
regiões pra equipamentos de áudio e vídeo. Em resumo, o primeiro console doméstico e
comercial da história é o Magnavox Odyssey, Que é baseado no protótipo Brown Box. Isso
sem contar o Channel F, que foi o primeiro a Usar o sistema de mídias com jogos carregados. Só
depois que sucessos como o Atari e o Nintendinho Foram dominando o mercado e popularizando
esse tipo de aparelho. E aí a história dessa Indústria tem muitos capítulos pela frente.
E aí, você já conhecia a história da Brown Box e do Odyssey? Chegou a ver ou
jogar um desses consoles antigos? Qual foi o seu primeiro vídeo-game? Vamos
conversar aqui embaixo nos comentários!