Entenda: por que 2023 é um ano chave para a Meta?

O ano de 2023 será muito, muito importante para a Meta, que é a empresa dona do Facebook. Nos próximos meses, a companhia do Mark Zuckerberg vai colocar em prática um plano de contenção de gastos, reforçar as apostas no metaverso e tudo isso sem deixar de administrar algumas das maiores plataformas do mundo. Mas o que esperar desse planejamento? E quais as chances de tudo dar certo? Ou que consequências negativas isso pode trazer?

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CRÉDITOS
Roteiro: Nilton Kleina
Apresentação: Nilton Kleina
Imagens e áudio: Felipe Pedro (Felps)
Produção: Diana Pordeus
Edição de vídeo: Fernanda Breda
Motion Graphics: Gustavo Silva e Fernanda Breda
Arte da thumb: Fernando Perazzoli

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#Meta #Facebook #TecMundo


O ano de 2023 será muito, muito importante para 
a Meta, que é a empresa dona do Facebook. Nos   Próximos meses, a companhia do Mark Zuckerberg 
vai colocar em prática um plano de contenção   De gastos, reforçar as apostas no metaverso e tudo 
isso sem deixar de administrar algumas das maiores   Plataformas do mundo. Mas o que esperar desse 
planejamento? E quais as chances de tudo dar   Certo? Ou que consequências negativas isso pode 
trazer? Esse é o Entenda, o quadro do TecMundo   Que explica o que tá por trás das notícias 
que você lê todos os dias lá no nosso site.  Nesse vídeo, a gente vai rever o que foi o ano 
de 2022 para a Meta e saber por que esse ano   Agora merece uma análise. Claro que todo ano é 
importante para empresas grandes ou pequenas,   Mas o caso aqui é que 2023 pode significar 
o ponto de virada definitivo dela.   Isso em relação ao passado recente, que é o trio 
de redes sociais que ela administra: Instagram,   WhatsApp e Facebook, e também do futuro que talvez 
não seja tão recente assim, que é o metaverso.  Mas vamos lá voltar no tempo para 2022, que com 
certeza é um ano que a Meta não vai guardar na   Memória com carinho. Pra começar, foi o período de 
registro do primeiro declínio de receita ano a ano   Desde a abertura de capital, em 2012. Foi também 
um ano de queda radical nos ganhos com anúncios   E publicidade digital em geral, que sempre foi e 
ainda é uma das suas principais fontes de renda.  O ano ainda ficou marcado pelo cancelamento 
de projetos, seções e produtos, em um ritmo   Maior do que ela costumava fazer. Estão na 
lista o serviço de newsletters Bulletin,   O assistente pessoal Portal, a aba de 
podcasts no Facebook, o aplicativo do   Facebook Gaming e a divisão Connectivity, que 
popularizava acesso à internet ao redor do mundo   Por vários meios. No setor corporativo, 
a chefe de operações Sheryl Sandberg,   Que estava na empresa há 14 anos, deixou o cargo. 
E o próprio cofundador e CEO, Mark Zuckerberg,   Foi mais pressionado do que nunca para talvez até 
deixar o cargo por causa de resultados negativos.  Além disso, claro que tem a questão do metaverso. 
A empresa mudou de nome, direcionou gastos e   Aplica cada vez mais esforços para a plataforma 
de interação virtual. Mas os ganhos não serão   Imediatos, a adoção é lenta por vários motivos e, 
por enquanto, o público em geral simplesmente não   Vê atrativos no que foi mostrado em serviços 
como o Horizon Worlds. Fora a moral baixa,   A divisão de hardware de Realidade Virtual e 
Aumentada da Meta registrou perdas operacionais   De 13 bilhões em 2022, porque poucos foram 
os rendimentos e muitos foram os gastos.E o   Ano terminou com a Meta seguindo a tendência 
global das empresas de tecnologia e fazendo   Cortes significativos no corpo de funcionários. 
A empresa anunciou em novembro a demissão de 11   Mil colaboradores e a gente já falou sobre 
esse assunto em outro vídeo aqui do Entenda.  Feita essa retrospectiva rápida, vale 
dizer que o ano de 2023, pelo menos,   Começou um pouco mais positivo pra 
ela. Mesmo não sendo mais um fenômeno,   O Facebook ainda não parou de crescer e chegou à 
marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente. 

Além disso, as ações entraram em um período de 
alta no começo de fevereiro depois que a empresa   Superou expectativas do mercado para o fim do ano 
anterior. Ainda assim, os números são menores se   Comparados a 2021, quando todas as gigantes da 
tecnologia ainda concentravam números maiores em   Acessos digitais por estarmos no auge da pandemia.
Segundo o próprio Zuckerberg, 2023 tem como   Lema interno ser "O ano da eficiência" 
para a Meta, porque ela está focada   Em ser uma empresa mais forte e ágil.
Isso significa inclusive que era será   Mais proativa em cortar projetos que não estão 
desempenhando bem ou não são mais tão importantes   Pra marca. Ou seja, podemos ver mais coisas 
sendo encerradas pela marca nos próximos meses.  A Meta também pretende enxugar custos em 
data centers, com projetos que já estavam   Em andamento sendo cancelados e trocados por 
soluções que seriam mais vantajosas. No geral,   A empresa pretende gastar no máximo 95 bilhões 
de dólares em 2023, o que pode ser até 10   Bilhões a menos do que as contas anteriores.
Aliás, vale falar aqui também do próprio Zuck:   Rumores surgiram ao longo de quase todo o 
ano passado de que ele iria deixar o cargo,   Talvez pressionado por acionistas ou então 
por decisão pessoal, pra se dedicar aos   Próprios projetos. Essas especulações foram 
negadas pela companhia e isso realmente não   Deve acontecer agora, especialmente se a 
empresa conseguir se recuperar de um 2022   Não muito positivo. Se a ideia de metaverso 
decair muito, aí essa situação pode mudar.  E claro que tem a questão do metaverso. O 
CEO acredita que essa tecnologia será "uma   Parte considerável dos negócios da empresa" 
na segunda metade dessa década. Ou seja,   Serão pelo menos mais três anos de 
expectativa e retornos não muito grandes.  O desafio da Meta é conseguir gerenciar 
a pressa de investidores e consumidores,   Ao mesmo tempo em que melhora a imagem do 
próprio serviço. O avatar não muito bonito   Do Zuckerberg que viralizou no ano passado e a 
ausência de pernas no serviço Horizon Worlds,   Que só foram adicionadas em uma atualização mais 
recente, ainda estão na memória de muita gente.   O lançamento do headset Meta Quest 3 será uma peça 
importante aqui, já que pode ajudar a popularizar   A tecnologia. Em resumo, o ano de 2023 é muito 
importante para a Meta porque é a aplicação do   Novo projeto de eficiência da empresa. É agora 
que os planos de transição ficarão mais evidentes,   Mas a gigante das redes sociais não 
pode deixar de lado os produtos que   Mais garantem dinheiro pra ela desde sempre. 
A promessa é de menos gastos e mais agilidade,   Mas isso também precisa significar mais 
receita. Por isso, por mais triste que seja,   Não será surpreendente se vierem por aí mais 
cancelamentos de produtos e ondas de demissão.   Já em relação ao metaverso, esse ainda não será 
o ano do "tudo ou nada" pra essa tecnologia,   Mas é importante pra tentar diminuir a barreira 
de aceitação que ainda existe sobre o tema.  E aí, você acha que o ano de 2023 será 
positivo ou não para a Meta? O Facebook  

Vai se recuperar ou as apostas no metaverso 
vão mesmo dominar os interesses da empresa?   E o Zuckerberg continua no cargo? Vamos 
conversar aqui embaixo nos comentários!   Não se esqueça de deixar o joinha no vídeo, se 
inscreva no canal pra mais conteúdos como esse   E confira a playlist do Entenda pra saber do 
que a gente já falou por aqui. Até a próxima!

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