O ano de 2023 será muito, muito importante para a Meta, que é a empresa dona do Facebook. Nos próximos meses, a companhia do Mark Zuckerberg vai colocar em prática um plano de contenção de gastos, reforçar as apostas no metaverso e tudo isso sem deixar de administrar algumas das maiores plataformas do mundo. Mas o que esperar desse planejamento? E quais as chances de tudo dar certo? Ou que consequências negativas isso pode trazer?
🔥 Se liga na oferta que encontramos para você! Mesa Digitalizadora XP-Pen, Deco Fun S com 60% de desconto: https://amzn.to/3m22r99
#[Tipo: Entenda]
🔥 Os melhores cupons Online para você! https://www.tecmundo.com.br/cupons
💡 Participe dos grupos do TecMundo e fique por dentro das novidades!
– WhatsApp: https://bit.ly/wpptecmundo
– Telegram: https://bit.ly/tlgtecmundo
CRÉDITOS
Roteiro: Nilton Kleina
Apresentação: Nilton Kleina
Imagens e áudio: Felipe Pedro (Felps)
Produção: Diana Pordeus
Edição de vídeo: Fernanda Breda
Motion Graphics: Gustavo Silva e Fernanda Breda
Arte da thumb: Fernando Perazzoli
A melhor programação está no TecMundo
– História da Tecnologia
– Entenda
– Análises, Unboxings e tudo sobre Produtos!
– TecDocs
– Matérias especiais
– Assistência Tec
– Drops de Notícias
– Listas
– Hoje no TecMundo
#Meta #Facebook #TecMundo
O ano de 2023 será muito, muito importante para
a Meta, que é a empresa dona do Facebook. Nos Próximos meses, a companhia do Mark Zuckerberg
vai colocar em prática um plano de contenção De gastos, reforçar as apostas no metaverso e tudo
isso sem deixar de administrar algumas das maiores Plataformas do mundo. Mas o que esperar desse
planejamento? E quais as chances de tudo dar Certo? Ou que consequências negativas isso pode
trazer? Esse é o Entenda, o quadro do TecMundo Que explica o que tá por trás das notícias
que você lê todos os dias lá no nosso site. Nesse vídeo, a gente vai rever o que foi o ano
de 2022 para a Meta e saber por que esse ano Agora merece uma análise. Claro que todo ano é
importante para empresas grandes ou pequenas, Mas o caso aqui é que 2023 pode significar
o ponto de virada definitivo dela. Isso em relação ao passado recente, que é o trio
de redes sociais que ela administra: Instagram, WhatsApp e Facebook, e também do futuro que talvez
não seja tão recente assim, que é o metaverso. Mas vamos lá voltar no tempo para 2022, que com
certeza é um ano que a Meta não vai guardar na Memória com carinho. Pra começar, foi o período de
registro do primeiro declínio de receita ano a ano Desde a abertura de capital, em 2012. Foi também
um ano de queda radical nos ganhos com anúncios E publicidade digital em geral, que sempre foi e
ainda é uma das suas principais fontes de renda. O ano ainda ficou marcado pelo cancelamento
de projetos, seções e produtos, em um ritmo Maior do que ela costumava fazer. Estão na
lista o serviço de newsletters Bulletin, O assistente pessoal Portal, a aba de
podcasts no Facebook, o aplicativo do Facebook Gaming e a divisão Connectivity, que
popularizava acesso à internet ao redor do mundo Por vários meios. No setor corporativo,
a chefe de operações Sheryl Sandberg, Que estava na empresa há 14 anos, deixou o cargo.
E o próprio cofundador e CEO, Mark Zuckerberg, Foi mais pressionado do que nunca para talvez até
deixar o cargo por causa de resultados negativos. Além disso, claro que tem a questão do metaverso.
A empresa mudou de nome, direcionou gastos e Aplica cada vez mais esforços para a plataforma
de interação virtual. Mas os ganhos não serão Imediatos, a adoção é lenta por vários motivos e,
por enquanto, o público em geral simplesmente não Vê atrativos no que foi mostrado em serviços
como o Horizon Worlds. Fora a moral baixa, A divisão de hardware de Realidade Virtual e
Aumentada da Meta registrou perdas operacionais De 13 bilhões em 2022, porque poucos foram
os rendimentos e muitos foram os gastos.E o Ano terminou com a Meta seguindo a tendência
global das empresas de tecnologia e fazendo Cortes significativos no corpo de funcionários.
A empresa anunciou em novembro a demissão de 11 Mil colaboradores e a gente já falou sobre
esse assunto em outro vídeo aqui do Entenda. Feita essa retrospectiva rápida, vale
dizer que o ano de 2023, pelo menos, Começou um pouco mais positivo pra
ela. Mesmo não sendo mais um fenômeno, O Facebook ainda não parou de crescer e chegou à
marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente.
Além disso, as ações entraram em um período de
alta no começo de fevereiro depois que a empresa Superou expectativas do mercado para o fim do ano
anterior. Ainda assim, os números são menores se Comparados a 2021, quando todas as gigantes da
tecnologia ainda concentravam números maiores em Acessos digitais por estarmos no auge da pandemia.
Segundo o próprio Zuckerberg, 2023 tem como Lema interno ser "O ano da eficiência"
para a Meta, porque ela está focada Em ser uma empresa mais forte e ágil.
Isso significa inclusive que era será Mais proativa em cortar projetos que não estão
desempenhando bem ou não são mais tão importantes Pra marca. Ou seja, podemos ver mais coisas
sendo encerradas pela marca nos próximos meses. A Meta também pretende enxugar custos em
data centers, com projetos que já estavam Em andamento sendo cancelados e trocados por
soluções que seriam mais vantajosas. No geral, A empresa pretende gastar no máximo 95 bilhões
de dólares em 2023, o que pode ser até 10 Bilhões a menos do que as contas anteriores.
Aliás, vale falar aqui também do próprio Zuck: Rumores surgiram ao longo de quase todo o
ano passado de que ele iria deixar o cargo, Talvez pressionado por acionistas ou então
por decisão pessoal, pra se dedicar aos Próprios projetos. Essas especulações foram
negadas pela companhia e isso realmente não Deve acontecer agora, especialmente se a
empresa conseguir se recuperar de um 2022 Não muito positivo. Se a ideia de metaverso
decair muito, aí essa situação pode mudar. E claro que tem a questão do metaverso. O
CEO acredita que essa tecnologia será "uma Parte considerável dos negócios da empresa"
na segunda metade dessa década. Ou seja, Serão pelo menos mais três anos de
expectativa e retornos não muito grandes. O desafio da Meta é conseguir gerenciar
a pressa de investidores e consumidores, Ao mesmo tempo em que melhora a imagem do
próprio serviço. O avatar não muito bonito Do Zuckerberg que viralizou no ano passado e a
ausência de pernas no serviço Horizon Worlds, Que só foram adicionadas em uma atualização mais
recente, ainda estão na memória de muita gente. O lançamento do headset Meta Quest 3 será uma peça
importante aqui, já que pode ajudar a popularizar A tecnologia. Em resumo, o ano de 2023 é muito
importante para a Meta porque é a aplicação do Novo projeto de eficiência da empresa. É agora
que os planos de transição ficarão mais evidentes, Mas a gigante das redes sociais não
pode deixar de lado os produtos que Mais garantem dinheiro pra ela desde sempre.
A promessa é de menos gastos e mais agilidade, Mas isso também precisa significar mais
receita. Por isso, por mais triste que seja, Não será surpreendente se vierem por aí mais
cancelamentos de produtos e ondas de demissão. Já em relação ao metaverso, esse ainda não será
o ano do "tudo ou nada" pra essa tecnologia, Mas é importante pra tentar diminuir a barreira
de aceitação que ainda existe sobre o tema. E aí, você acha que o ano de 2023 será
positivo ou não para a Meta? O Facebook
Vai se recuperar ou as apostas no metaverso
vão mesmo dominar os interesses da empresa? E o Zuckerberg continua no cargo? Vamos
conversar aqui embaixo nos comentários! Não se esqueça de deixar o joinha no vídeo, se
inscreva no canal pra mais conteúdos como esse E confira a playlist do Entenda pra saber do
que a gente já falou por aqui. Até a próxima!