ESTOURO DA BOLHA dos veículos e fim da CRISE DOS CHIPS! PREÇO DOS CARROS deve CAIR

Sabe quando você tá vendo televisão ou YouTube e aparece uma propaganda falando “atenção, não compre carro hoje!”? É mais ou menos isso que está acontecendo no mercado global de automóveis. Existe uma expectativa de que, nos próximos meses, o valor de veículos novos e seminovos caia consideravelmente, fazendo com que o preço de carros de diversas marcas e categorias fique mais acessível. Confira!

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00:00 Entenda o problema
00:45 Situação
02:00 Semicondutores
03:20 O que está errado?
05:30 2023 em queda
06:40 Futurologia?
07:50 Quando fica mais barato?
08:47 Conclusão

CRÉDITOS
Apresentação e roteiro: Felipe Payão e Nilton Kleina
Direção: Felipe Pedro
Imagens: Diego e Gustavo Katsumi
Produção: Diana Pordeus e Pedro Castro
Edição de vídeo: Ren
Arte da thumb: Carol Perazzoli

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Sabe quando você tá vendo televisão ou YouTube aparece uma propaganda falando Atenção não compre carro hoje é mais ou Menos isso que está acontecendo no Mercado Global de automóveis existe uma Expectativa de que nos próximos meses o Valor de veículos novos e seminovos caia Consideravelmente fazendo com que o Preço de carros e diversas marcas e Categorias fique mais acessível caso Isso realmente aconteça será reflexo de Uma série de acontecimentos começando Mas não se restringindo pela crise do Mercado semicondutores lá de 2020 e que Ainda traz consequências para essa Indústria a situação do setor mudou em Poucos meses e agora é relativamente Otimista para o consumidor Olá a todos eu sou o Felipe Paião editor Do TecMundo e no vídeo de hoje vamos Tentar entender atual situação da Indústria automobilística no Brasil e no Mundo Será mesmo que os preços dos Carros vão começar a cair em breve e Essa queda será tão significativa assim Para movimentar o mercado o que a crise De chips tem a ver com tudo isso para Chegar nesse ponto antes a gente precisa Contextualizar o que aconteceu nos últimos anos e quais são as variáveis Que podem alterar os valores que você Encontra ao procurar um carro novo antes De falar do presente a gente precisa Relembrar rapidamente o que foi a crise

Dos chips que é uma das várias razões Que levaram o preço dos automóveis a Disparar nos últimos anos além de tornar Os estoques bem mais escassos esse foi Um fenômeno identificado a partir de 2020 que é considerado uma tempestade Perfeita juntando vários fenômenos Negativos e acumulados tivemos o início Da pandemia da covid-19 um descompasso Na oferta demanda brigas comerciais Entre diferentes países carros com cada Vez mais exigências em termos de chips e A invasão da Ucrânia pela Rússia tudo Isso em um período de dois anos em Resumo o mercado sofreu uma diferença Entre os pedidos de chips por empresas Que fazem e vendem dispositivos Eletrônicos contra a capacidade das Fabricantes de produzir esse Semicondutores com muita gente na fila e Poucos materiais sendo entregues uma Série de lançamento do atrasou e o Estoque de produtos recém anunciados foi Bem menor do que as marcas gostariam Isso valeu para carros smartphones e Consoles da atual geração a pandemia Aumentou a demanda por eletrônicos e fez As vendas de alguns setores dispararem Além disso eletrônicos estão cada vez Mais inteligentes e dependentes de chips Para isso incluindo automóveis para Piorar cada vez menos empresas são Responsáveis por quase toda a fabricação De chips no mundo já invasão da Ucrânia

Resultou ou não só intenções na região Mas também cortes no transporte quem Somos e matérias-primas alguns bastante Importantes para componentes de veículos No setor automotivo pátios ficaram Cheios de carros quase prontos faltando Só os processadores montadoras fizeram Pausas forçadas enquanto esperavam a Entrega desses componentes e os preços Aumentaram junto com a maior procura dos Consumidores a gente tem um vídeo aqui No canal bem detalhado sobre esse Assunto inclusive falando do impacto da Industria automobilística e do cenário Brasileiro Mas então qual é a situação Atual em termos de crise dos chips o Pior com certeza já passou quase todos Os segmentos afetados já se recuperaram As linhas de produção foram normalizadas E os pedidos de processadores são Atendidos quase no ritmo normal então Que está errado nessa história acontece Que esse retorno ao padrão também está Gerando um desequilíbrio no estoque Agora para o outro lado segundo dados da Keila e bluebook que é uma empresa de Pesquisa no setor de automóveis pela Primeira vez em quase dois anos o preço Médio da compra de novos carros caiu Para baixo valor sugerido pelas Montadoras nos Estados Unidos isso Porque o estoque das fabricantes está Finalmente atingindo um nível alto para O pós pico da pandemia segundo relatório

Em março de 2023 o valor médio para Marcas não luxuosas como Chevrolet Ford Hyundai e Nissan foi de até 500 a menos Comparado com fevereiro do mesmo ano com A porcentagem chegando a pouco mais de Um por cento dependendo da montadora e Do tipo de carro já um estudo da UBS Aponta que a produção global de carros Vai superar a venda de veículos em seis Por cento ou seja isso pode significar Um total de 5 milhões de veículos Fabricados que terão que ser vendidos de Algum jeito para não ficarem armazenados Como um excedente um estudo do jape Morgan traz ainda outra perspectiva para Reduzir os prejuízos da falta de chips Montadoras passaram a produzir carros Mais baratos como modelos de entrada que São equipados com funções menos Avançadas e que exigem menos chips e Isso reduz o valor dos veículos ao mesmo Tempo em que pode aumentar o ritmo de Vendas segundo documentos preços podem Cair em até 5% nos Estados Unidos essa Situação tem um porém carros de luxo São Naturalmente fabricados e Comercializados em menor quantidade não Só pela demanda menor mas até para Reforçarem a condição de status e edição Limitada por isso esses veículos não Serão tão afetados nessa questão de Oferta e demanda Além disso muito das Avaliações como a daquilo e bluebook Levam em conta o cenário dos Estados

Unidos mas ele não se reflete por aqui o Brasil atualmente passa por uma Onda Diferente o seminovos começar a Desvalorizar Também depois de uma alta Considerável de demanda e preço subindo Justamente por causa da valorização o 0 Km até caíram mas foi uma margem pequena Demais para ainda fazer tanta diferença Na hora da compra segundo a KB Brasil os Valores de carros anos 2023 tiveram uma Queda de 0,15% de fevereiro para março De 23 é pouco mas é uma queda e nem isso A gente estava vendo antes além do Excedente de produção e modelos parados Nos pátios no Brasil a redução também se Explica por uma questão de adaptação as Montadoras precisam se ajustar a renda Média do Consumidor brasileiro no pós Pandemia em um momento turbulento da Economia Global a Federação Nacional de Distribuição de veículos ou fenabrave Identificou um aumento percentual de Emplacamentos no primeiro quadrimestre De 2023 em relação ao começo do ano Passado o que indica que o consumidor já Estaria procurando mais veículos só que O ritmo de vendas ainda é muito menor Que o de 2019 período pré crise dos Chips e pré-covid agora que a gente já Sabe das previsões sobre o setor Automotivo a relação com a crise dos Chips e essa possível redução nos preços O que realmente dá para esperar dessa Situação para começar a produção acima

Do Comum deve mesmo acontecer com o Volume de carros fabricado maior que o Vendido o que resulta em um estoque Parado que nenhuma montadora quer isso Pode e aqui pode é bem importante Resultar em promoções e cortes de preço Mas o quanto isso vai beneficiar o seu Bolso ainda é imprevisível Além disso Esses cortes de preço podem acontecer só Na segunda metade 2023 levando meses até Virar um valor mais consolidado e nem Todos os modelos serão afetados os Carros de luxo Como já mencionei devem Permanecer iguais Veículos Elétricos Podem ser os mais afetados Como já Aconteceu com modelos de Tesla e Ford Mas os de combustíveis fósseis também Passarão por reduções Só que tem uma Hipótese mais pessimista para o Consumidor também as montadoras podem Decidir que não vão largar mão das Margens de lucro que seriam obtidas Agora isso por conta dos últimos anos de Crise ou seja mesmo com excelente de Produção as marcas podem simplesmente Manter os valores normais já que elas Precisam correr atrás de prejuízos e até Os processos de fabricação ficaram mais Caros e Vale lembrar que a situação pode Não valer tão radicalmente para o Brasil Aqui temos um Outro fator que é a atual Situação financeira do país e a renda Média do Consumidor temos um alto de Produção de automóveis no Brasil hoje

Com juros bastante altos mas tudo isso Também tem a ver com a concorrência se Uma marca der um pontapé inicial e Começar a baixar demais o preço para Reduzir o estoque isso pode virar Tendência em resumo sim carros podem Ficar mais baratos a partir do segundo Semestre de 2023 por causa de um Desequilíbrio entre produção e Quantidade vendida a tendência global é De algumas ofertas começando os carros Elétricos e com um montadoras Nacionais Só que os preços continuarão altos ao Menos por alguns meses e quedas tendem a Ser pouco radicais sem afetar todas as Montadoras ou carros de luxo e essa Queda Pode ser na verdade mais uma Estabilização e retorno a normalidade do Que uma promoção já que o setor encarou Uma alta de preços desde o início da Crise dos chips até 2022 mas como o Mercado não funciona de forma igual em Todas as regiões e previsões jornalistas Podem não ser cumpridas é preciso ficar De olho também levarem em consideração a Hipótese pessimista de que o público não Vai sentir tanto no bolso Esse aumento De produção e eu vou repetir de novo Porque isso é importante essa queda não Deve ser tão intensa ou de um dia para o Outro e nem vai afetar todos os países Igualmente Além disso algumas Fabricantes ainda estão com estoque em Dia e não sentirão os efeitos desse

Fenômeno e se você chegou até aqui deixa Aquele like amigão porque a gente Conseguiu chegar no final desse vídeo Gravando na rua com um monte de barulho Então ajuda a equipe eu sou o Felipe pai Eu não te vejo no próximo vídeo Um Grande abraço e tchau tchau [Música]

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