Uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade de Sófia, na Bulgária, revelou que os buracos de minhoca, também conhecidos como Pontes de Einstein-Rosen, podem estar escondidos em buracos negros. Essa teoria, baseada nas equações de Albert Einstein na teoria da relatividade geral, sugere que o espaço-tempo pode ser curvado pela presença de massa e energia, o que permitiria a criação de conexões entre regiões distantes do universo, como um túnel que serviria de atalho entre essas regiões.
O que são buracos de minhoca?
Os buracos de minhoca são uma teoria fascinante na área da física, que possibilitaria viagens interestelares entre regiões extremamente distantes. De acordo com o estudo realizado pela equipe da Universidade de Sófia, a radiação dos discos de matéria que giram ao redor do buraco de minhoca pode ser praticamente indistinguível da radiação que rodeia um buraco negro, o que sugere que alguns objetos cósmicos massivos, como Sagitário A, na verdade, podem ser Pontes de Einstein-Rosen.
A descoberta
Segundo os dados do modelo computacional desenvolvido pela equipe, a polarização emitida pelos buracos negros e pelos buracos de minhoca é diferente em apenas 4%. Os cientistas acreditam que novas tecnologias poderão distinguir detalhadamente entre os dois fenômenos no futuro. No entanto, é importante ressaltar que a Ponte de Einstein-Rosen ainda é apenas uma teoria e não há tecnologia disponível para observar buracos negros diretamente, o que pode levar algum tempo para que esse caso seja resolvido.
Fonte: Tecmundo
Made with VideoToBlog